9 ferramentas para criação de conteúdo

8 FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

Todos nós sabemos da importância da criação de conteúdo para Blogs e Redes Sociais, mas sobre o que falar? Que tipo de assunto irá interessar o meu público-alvo? O que fazer naquele momento de falta de inspiração?

 

Nas horas que eu tenho esse tipo de “apagão” criativo, eu recorro a uma destas ferramentas para criação de conteúdo disponíveis na internet que podem dar uma ajuda.

A DESCOBERTA DA KEYWORD

Essas ferramentas nos ajudam a escolher as Palavras-Chave (Keyword) e indicam o que as pessoas pesquisam sobre determinados assuntos relacionados ao nosso nicho de mercado.

 

As palavras-chave são as palavras que as pessoas utilizam na hora de procurar alguma informação na internet sobre um determinado assunto.

 

Se eu procurar informações sobre “Imóveis”, posso procurar com as seguintes palavras-chave: compra de imóveis, agências imobiliárias, imóveis para venda, etc.

 

Ao escrever um artigo sobre venda de imóveis, eu vou tentar perceber qual das palavras-chave são mais utilizadas pelos usuários e com isso, fazer com que o meu artigo seja encontrado mais facilmente por esse público interessado.

9 FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

Não existe um melhor ou pior. O ideal é testar as ferramentas e verificar qual delas mais atende às suas necessidades.

 

Antes de fazer qualquer busca, não esqueça de ajustar para qual região pretende realizar a pesquisa e qual o idioma a ser pesquisado.

 

Uma pesquisa para Português BR provavelmente trará resultados diferentes de uma pesquisa para Português PT.

  1. UBBERSUGGEST 
    Nesta ferramenta nós vamos inserir uma palavra-chave ou assunto e ela irá nos fornecer uma análise das palavras-chave, ideias de palavras-chave com base naquela palavra pesquisada, e ainda ideias de conteúdo com base em conteúdos publicados na internet com aquela palavra-chave. Na versão gratuita é possível fazer pesquisa de até 3 palavras-chave por dia.



  2. GOOGLE TRENDS 
    No Google Trends conheceremos as tendências de pesquisa sobre determinado assunto. Podemos filtrar por região, por período e por categoria.
    Além disso, podemos fazer uma comparação sobre 2 palavras, por exemplo: imóveis e imobiliário – e perceber qual delas desperta maior interesse do público.
    Essa ferramenta é gratuita.

  3. ANSWER THE PUBLIC 
    Esta ferramenta ajuda na hora de criar o conteúdo.
    Digamos que já temos um assunto de interesse do nosso público e precisamos desenvolver conteúdo para aquele assunto.
    O Answer the Public dá exemplos do que as pessoas querem saber sobre aquele determinado assunto.
    Responder a uma destas perguntas é uma boa forma de desenvolver conteúdo.
    A versão gratuita permite 2 pesquisas por dia.

  4. KEYWORD TOOL 
    O resultado da busca é muito parecido com o Ubbersuggest. É uma ferramenta paga e oferece um período gratuito para testes.

  5. BUZZSUMO 
    Nesta ferramenta fazemos a pesquisa de uma palavra-chave e ele mostra o desempenho dessa palavra-chave nas redes sociais. A ferramenta é paga, mas oferece um período para testes.

  6. GOOGLE KEYWORD PLANNER 
    Disponível para quem já tem uma conta de anúncios no Google, essa ferramenta é muito útil para montar a sua estratégia de anúncios. Além de auxiliar na escolha das palavras-chave, ela também informa sobre custos e volume de buscas para as palavras-chave escolhidas.

  7. GOOGLE 
    O campo de pesquisa do Google também ajuda-nos a dar dicas de como as pessoas procuram por determinado assunto.
    – Ao inserir a palavra-chave a ser pesquisada, antes de teclar o “enter”, o próprio Google mostra uma série de sugestões de pesquisas com aquelas palavras utilizadas.


    – Na resposta da pesquisa, no fim da página o Google mostra Pesquisas Relacionadas às palavras-chave utilizadas.



  8. YOUTUBE e
  9. PINTEREST
    Assim como no Google, no campo de pesquisa do YouTube e do Pinterest, ao inserir uma palavra-chave, o sistema mostra-nos outras opções de pesquisa relacionadas às mesmas palavras-chave.

OS BENEFÍCIOS DAS FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS

Através dessas ferramentas é possível perceber o que as pessoas querem saber sobre determinado assunto relacionado ao nosso nicho de mercado.

 

Conhecendo as necessidades do nosso público-alvo e de que forma eles procuram por soluções, será possível montar conteúdos que vão de encontro a essas necessidades e que mostrem de que forma o nosso negócio ou serviço poderá ajudá-los.

 

Já conhecia alguma destas ferramentas? Conte-me nos comentários.

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