Discurso de elevador:
6 dicas para elaborar um discurso rápido e eficaz

Discurso de elevador

Imagine-se encontrando no meio da rua uma pessoa que não vê há muito tempo. Ela cumprimenta rapidamente e diz que não pode parar para conversar pois está atrasada para resolver um problema X. Agora, imagine que o seu negócio é exactamente relacionado com a resolução de problemas como aquele. Como passar a ideia do seu negócio em menos de 1 minuto??

Existe uma técnica para conseguir fazer essa espécie de resumo e a isso se chama “Discurso de Elevador” ou Pitch de Elevador”.

Quando encontramos alguém e essa pessoa pergunta como eu estou e o que estou fazendo, ela não quer ouvir uma dissertação de meia hora sobre o meu trabalho, os meus projectos. Ninguém tem tempo para isso

Por isso a importância de já ter em mente esse discurso rápido que deve durar de 30 segundos a no máximo 1 minuto.

Eu tenho pesquisado muito sobre o assunto visando montar o meu próprio Pitch de elevador, e resolvi compartilhar aqui algumas dicas que estão me ajudando.

Vamos lá:

  1. Sintetize o que é o seu produto ou serviço em 1 frase. A estrutura básica do discurso deve incluir o que faz, para quem serve e que dores soluciona.
  2. Use uma linguagem simples, de fácil entendimento. Não use palavras técnicas ou termos que poucas pessoas conhecem. Uma pessoa que é uma das minhas referências na Assistência Virtual e sabe muito sobre Storytelling – a Marisa Carlos da Bizy – diz que uma criança de 5 anos precisa entender a mensagem.
  3. Não descreva as características do seu produto/serviço e sim fale sobre os benefícios que ele traz para as pessoas.
  4. Não entre em detalhes pois esse não é momento. O tempo é curto.
  5. Finalize com um CTA (Call to Action). Pergunte o que acha, se quer mais informações, se quer que entres em contacto para explicar melhor. É importante fazer com que esse 1 minuto se multiplique!!!
  6. Por último e não menos importante: Ensaie o seu discurso. Faça o dever de casa, escreva um texto e pratique. Faça um vídeo, veja quanto tempo levou, adapte o discurso, até chegar no formato que pareça ser o ideal. Depois disso, treine, treine, treine até que aquele discurso saia de uma forma natural, sem parecer aquelas respostas robotizadas como em um atendimento de telemarketing.

Cuidado para não se tornar aquela pessoa chata e sem noção que só fala sobre negócios e que tenta “se vender” em toda situação. O que falo aqui é em estar preparado para aproveitar as oportunidades que venham a surgir. Bom senso é a palavra.

Vamos preparar o nosso discurso?? Gostou do artigo, deixe aqui um comentário.

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