Por que devemos ter um Mindset de Crescimento?

Por que devemos ter um Mindset de Crescimento

TEXTO AQUI

 

Título

Todos os artigos que falam sobre Empreendedorismo, mencionam sobre a importância de ter um Mindset de crescimento. Mas o que é Mindset? Quais são os tipos e como identificar qual é o nosso?

O que é Mindset?

Segundo Carol S. Dweck, professora de psicologia e autora do livro “Mindset – A nova psicologia do sucesso”, Mindset é um modelo mental. É a forma que uma pessoa pensa e o seu conjunto de crenças e valores.

Essa forma de pensar vai ser determinante na forma com que agimos no nosso dia-a-dia. Dependendo da nossa forma de pensar, teremos mais facilidade em lidar com situações que fogem do nosso controle.

Quais são os tipos de Mindset?

São 2 tipos – o Fixo e o de Crescimento –  que são caracterizados pelos seguintes comportamentos:

Mindset Fixo

No modelo Fixo, as pessoas acreditam que a inteligência e as habilidades já nascem connosco. É verdade que algumas pessoas nascem com talentos natos, mas as pessoas que têm o Mindset Fixo não acreditam que possam desenvolver essas habilidades.

Esse tipo de mentalidade não preza o esforço pois é como se aquela habilidade fosse uma questão de “dom” e não sendo possível desenvolvê-las com anos de estudo e aprendizado.

"Eu nasci assim, Eu cresci assim, E sou mesmo assim, Vou ser sempre assim"

Música "Modinha para Gabriela" por Dorival Caymmi

Eu admito que tinha o Mindset Fixo e era totalmente avessa a mudanças. Era uma pessoa pessimista, negativa e procurava manter tudo dentro da minha zona de conforto.

Quando meu pai adoeceu (Alzheimer), fui forçada a sair da minha zona de conforto. Tive que aprender a lidar com as dificuldades e a ter que “pensar fora da caixa”.

Nessa época eu assisti palestras e fiz cursos de desenvolvimento pessoal, onde aprendi que precisava mudar a minha forma de pensar para lidar com essas situações que fugiam do meu controle. Eu precisei desenvolver um Mindset de Crescimento.

Mindset de Crescimento

Neste tipo de mentalidade, acontece exactamente o oposto, pois acreditamos que podemos desenvolver novas habilidades.

Nós passamos a acreditar que, os obstáculos que aparecem nas nossas vidas, são oportunidades de aprendizado. Entendemos que não existe sorte e sim, muito esforço envolvido para conseguir atingir os nossos objectivos.

Ao mudar a minha forma de pensar, eu pude perceber que aquela situação me fazia crescer e evoluir para me tornar uma pessoa melhor. Passei a encarar melhor os desafios e ter força e mecanismos para superá-los.

Como mudar o nosso Mindset?

Primeiro, precisamos ter um propósito. Aquela força interior que nos leva a ter vontade de enfrentar os desafios para alcançar os nossos objetivos.

Também precisamos estar com pessoas que pensem de uma forma parecida. Como se diz, somos a média das 5 pessoas com as quais convivemos. Se convivemos com pessoas pessimistas e negativas, será muito difícil não ser contagiado por esta energia.

De outra forma, se convivemos com pessoas lutadoras, que procuram sempre ver o lado positivo das coisas, teremos onde nos inspirar para seguir o nosso caminho vencedor.

O Mindset e o Empreendedorismo

É aqui que o Empreendedorismo e o Mindset de Crescimento se encontram. Sem uma mentalidade de crescimento não é possível nem começar alguma coisa.

Quem tem o Mindset Fixo não acredita na sua capacidade de montar um negócio. É como o sistema de castas. Eu nasci dentro de uma casta e ali ficarei até o fim.

O empreendedor tem que acreditar na sua capacidade de aprender e que com muito esforço terá os resultados que pretende alcançar. Ele também aprenderá com os seus erros e terá forças para lidar com os obstáculos que irão aparecer em seu caminho.

Não é fácil nos libertar de algumas crenças que nos acompanham durante anos de nossas vidas, mas essa mudança é necessária para que possamos alcançar os nossos objectivos.

©2021 Todos os direitos reservados. Web Design by Aline Freitas


Post Views: 156