Por que não devemos ser tão perfeccionistas?

porque não devemos ser tão perfeccionistas

Muitas vezes, quando nos perguntam quais são as nossas qualidades, falamos que somos perfeccionistas. Mas será que o perfeccionismo é realmente uma qualidade?

Vários estudos mostram-nos que o perfeccionismo é uma das causas da procrastinação. Queremos ser tão perfeitos, que nunca terminamos o que estamos a fazer. O problema está exactamente quando isto torna-se uma obsessão.

Quando somos perfeccionistas estamos em constante cobrança de nós mesmos e dos outros. Idealizamos um padrão de perfeição que nunca é alcançado e isso nos paralisa.

Esperamos o momento perfeito, o local certo, a hora exacta, o clima ideal, enfim, esperamos que todos os factores estejam alinhados para que possamos tirar algum sonho ou objectivo do papel e pô-lo em prática.

Na verdade, esse perfeccionismo é apenas uma desculpa que inventamos para enganarmo-nos do medo de fracassarmos e com isso procrastinamos e deixamos para “amanhã” o que poderíamos ter feito hoje.

Ser perfeccionista é diferente de buscar a excelência. Na excelência buscamos fazer aquela tarefa ou plano com o máximo de dedicação, sempre aprendendo com os nossos erros e em um processo de melhoria constante.

Muitas vezes eu sinto que estou a procrastinar exactamente por querer que tudo esteja perfeito, mas, como costuma-se dizer, feito é melhor que perfeito.

Como eu, muitas pessoas podem, nesse exacto momento, estar a adiar um sonho que nunca vai acontecer se ficarem paradas a olhar para o papel, à espera da hora ideal.

Quando estamos presos à inércia do nosso perfeccionismo, tudo fica mais difícil e mais distante. Precisamos dar o primeiro passo é partir para a acçãosem medo de errar.

Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!

MARIO SERGIO CORTELLA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

©2021 Todos os direitos reservados. Web Design by Aline Freitas

Post Views: 55