Qual é o seu propósito de vida?

Qual é o seu propósito de vida

Esta é certamente a pergunta de 1 milhão de dólares. Algumas pessoas têm clareza no seu propósito de vida, enquanto outras passam a vida em busca de um propósito.

 

Uma ferramenta que pode nos ajudar a encontrar esse propósito é o IKIGAI.

O que é IKIGAI?

Ikigai é uma palavra japonesa composta de IKI (vida) e KAI (significado). Todas as pessoas têm um IKIGAI, ou seja, um significado para viver – um propósito.

 

O propósito da vida é aquilo que nos move e nos realiza. Muitas vezes não nos sentimos realizados profissionalmente e conhecermos o nosso Ikigai pode ser transformador.

Como descobrimos o nosso Ikigai?

Em uma mandala de 4 círculos (imagem abaixo) devemos preencher cada círculo respondendo as seguintes questões:

 

– O que nós amamos fazer? Quais são as actividades que fazemos com prazer, mesmo que de graça.

 

– Em que actividades nós somos bons? Quais são as tarefas nas quais nós nos destacamos?

 

– Quais serviços as pessoas nos pagariam para fazer? Os serviços devem estar relacionados às 2 questões anteriores – o que gostamos e onde nós nos destacamos.

 

– O que o Mundo precisa? O que podemos fazer e que realmente tenha impacto na vida das pessoas?

A função da mandala será interligar estas respostas para que possamos estabelecer um equilíbrio entre a nossa vida pessoal e a profissional.

 

Quando buscamos o nosso Ikigai é fundamental que sejamos honestos com a nossa essência. Buscar o nosso propósito de vida, enquanto profissionais, significa encontrar aquela actividade na qual teremos prazer de trabalhar e que esteja alinhada com os nossos princípios e valores.

 

Esse alinhamento será a nossa motivação e desta forma seremos capazes de superar qualquer obstáculo que aparecer em nosso caminho. 

O nosso Ikigai é fixo ou pode mudar?

É possível que, alguma coisa que fazia sentido para ti no passado, já não faça o mesmo sentido hoje. Algumas pessoas já conhecem o seu propósito de vida desde cedo, mas outras passam anos insatisfeitas até descobrir o que realmente lhes traz sentido para as suas vidas.

 

Por essa razão eu gosto deste conceito do Ikigai. Naquelas fases da nossa vida em que nos sentimos sem rumo, sem saber que direcção seguir, essa ferramenta nos permite encontrar as respostas dentro de nós.

 

Já conheces o seu Ikigai? Se quiseres compartilhar, conta-me aqui nos comentários.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

©2021 Todos os direitos reservados. Web Design by Aline Freitas


Post Views: 165