Uma dica simples para melhorar sua comunicação digital

uma dica simples para melhorar sua comunicação digital

Ontem assisti ao vídeo de um workshop que, serviu-me de inspiração para este artigo pois, apesar de parecer uma dica óbvia, muitas empresas pecam exactamente nesse ponto.

 

Vamos viajar um pouco no tempo quando a comunicação era feita por cartas. Às vezes uma carta demorava mais de uma semana para chegar ao seu destino, e mais uma semana para ter uma resposta.

 

Principalmente para longas distâncias, usava-se o correio pois o custo de uma chamada telefónica internacional era altíssimo. Dependendo do correio de cada país, uma carta podia levar mais de um mês para chegar ao seu destino, isso quando não era extraviada.

 

Hoje, neste mundo digital, onde nós clicamos aqui e na mesma hora a mensagem chega ao destinatário, queremos respostas imediatas. Ok. Concordo que nem sempre é possível responder imediatamente, mas demorar mais de 1 semana para responder, não é aceitável.

 

Antigamente, procurar um produto em várias lojas levava horas ou dias, pois nós tínhamos que ir até aquela loja. Hoje, o comércio e os prestadores de serviço estão à distância de um clique.

 

Por isso, uma dica muito simples para melhorar a sua comunicação digital começa no simples fato de responder o mais rápido possível às mensagens recebidas em suas redes sociais.

 

Muitas vezes, quando tenho dúvidas sobre algum produto, procuro o website ou a página no Facebook da empresa responsável por aquele produto. Envio uma mensagem através do formulário de contacto ou mando uma mensagem pela página do Facebook. É incrível a quantidade de vezes que “fiquei no vácuo”. Nenhuma resposta. Nada!!

 

Então, como posso comprar aquele produto se não tenho as minhas dúvidas esclarecidas? Pior!! E se eu tiver algum problema com aquele produto, como conseguirei resolver?? Se uma empresa não está interessada em vender, menos ainda terá interesse em resolver problemas.

 

De nada adianta ter Website, Facebook ou Instagram se eles não estão atualizados e as mensagens recebidas não são respondidas. Estar presente no mundo digital não é isso.

 

Para ter uma comunicação que resulte, pelo menos o básico precisa ser feito. Uma coisa é o trabalho a ser feito para ter uma maior presença digital. Esse é um trabalho um pouco mais complexo, mas não estou falando sobre isso. No caso estou falando que a pessoa já chegou até a sua empresa e quer mais informações, então é muito importante que este cliente em potencial tenha o devido atendimento.

 

Hoje em dia ninguém tem paciência para ficar esperando por uma resposta. Quanto mais rápido for o seu tempo de resposta, melhor impressão causará naquele potencial cliente.

 

Pode ser que o seu dia a dia acabe ocupando tanto o seu tempo que não sobre tempo para dar esse tratamento (pelo menos o básico) às suas redes sociais. Neste caso, sempre há a possibilidade de contratar alguém, que seja part-time ou um assistente virtual, para fazer essa manutenção.

 

Ter uma pessoa dedicada à essa tarefa poderá fazer com que deixe de perder esses potenciais clientes que já lhe procuram, como também ajudar-lhe a conquistar novos clientes. Lembre-se que seus concorrentes estão a um clique de distância.

 

Hoje em dia, se eu percebo que um comércio ou prestador não está com sua página atualizada e não me responde em, pelo menos, 48 horas, eu parto para outra. Pense nisso.

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